Os acadêmicos da disciplina Psicologia Escolar do curso de Psicologia da FISMA, participaram de um trabalho interativo de pesquisa. Intitulado “Árvore genealógica da escolaridade”, os alunos realizaram essa pesquisa junto de suas famílias para saber a escolaridade de cada um e analisar como vem se dando o acesso à educação em suas famílias ao longo dos diferentes períodos e gerações.
Assim, quando compartilhadas as árvores, vários aspectos históricos da educação brasileira e também algumas políticas educacionais, foram analisados. “Percebemos que em muitas famílias o acesso, especialmente ao ensino superior, só ocorreu a partir da geração dos nossos acadêmicos”, revela a professora da disciplina, psicóloga Silvana Borges.
Foram muitas histórias, inclusive muitas delas geraram emoções naqueles que compartilharam suas árvores. Também foi possível verificar que esta atividade gerou aproximação dos estudantes com suas famílias, pois realizaram um resgate histórico e descobriram informações que até então não tinham sobre a escolarização dos seus pais, por exemplo.
Outros temas que surgiram foram: educação e questões de gênero; educação e questões raciais; violência na escola, etc. Conforme a professora Silvana, a atividade foi produtiva e o que foi apresentado nas árvores foi relacionado com os conteúdos da disciplina. “Penso que esta atividade passará a fazer parte da disciplina em todos os semestres. Além dela ter possibilitado essa aproximação, os acadêmicos também puderam construir as árvores de forma livre, utilizando de suas habilidades e criatividade”, afirma a docente.
Atividade maravilhosa de fazer. Nos trouxe lembranças de pessoas queridas que já não estão mais conosco, atividade carregada de emoção e questionamentos. Professora Silvana arrasando como sempre!!
Que legal, Ana Claudia. Ficamos muito felizes com seu feedback! Parabenizamos a professora Silvana Borges pela proposição e a você e colegas pelo desenvolvimento do trabalho!