Aconteceu na sexta-feira (29), o fechamento semestral do projeto de extensão “Planejando o Futuro: orientação profissional para jovens”, do curso de Psicologia da FISMA. A principal proposta é desenvolver um trabalho de orientação com jovens do ensino médio das escolas de Santa Maria. A coordenação do projeto é das professoras Katia Silveira e Silvana Borges.

Neste semestre (2019/2), a parceria foi com o Colégio Metodista Centenário, através da orientadora educacional da escola, psicóloga Suélen Ilha. Além disso, mais um grupo composto por alunos de diversas escolas da cidade, integraram o projeto com encontros realizados na Faculdade de Psicologia da FISMA. Os grupos se reuniram semanalmente durante o semestre, onde os acadêmicos de psicologia aplicaram  técnicas aprendidas na graduação, auxiliando os estudantes a perceberem suas aptidões e facilitar assim, a escolha profissional.

Os acadêmicos que participaram nesse semestre foram: Andrey Pereira da Silva, Andrey Ferraz Carvalho, Ana Carolina Ferraz, Camila Deprá, Elisson Dias, Júlia Nunes, Jonathan Bernardi (monitor), Zanandra Passarini e a psicóloga egressa da FISMA, Lucila Souto.

“Mais uma vez o projeto Planejando o Futuro encerra o semestre com a sensação de “dever cumprido”, pois acreditamos ter cumprido nosso propósito de auxiliar os jovens a ter uma escolha profissional mais assertiva, a partir da tomada de consciência e reflexões proporcionadas durante os encontros do projeto. Inclusive, conforme apontado pela orientadora educacional do Colégio com o qual firmamos parceria neste semestre, os resultados do projeto foram além do esperado, pois em sala de aula também foi percebido o amadurecimento daqueles alunos que participaram, ou seja, o projeto Planejando o Futuro ultrapassa os aspectos da orientação profissional, trazendo outros benefícios aos participantes”, comenta a professora Silvana, uma das coordenadoras do projeto.

A professora Silvana, também ressalta que os acadêmicos de psicologia desenvolveram inúmeras habilidades. Além de aprenderem na prática como ocorre o processo de orientação profissional, também aprenderam como atuar com grupos, manejando as diferentes situações que surgem durante a realização das atividades. “Nós, enquanto coordenadoras do projeto, sempre buscamos dar autonomia aos acadêmicos, o que faz com que assumam, de fato, a condução dos trabalhos, assessorados por nós. É muito satisfatório e gratificante perceber que eles assumem com muita responsabilidade e ética o projeto, o que já os coloca no exercício/compromisso profissional antes mesmo da conclusão do curso. Logo, o projeto tem servido para contribuir socialmente com os jovens das escolas de Santa Maria e proporcionado aprendizado aos acadêmicos. Queremos destacar que neste semestre tivemos a presença de uma egressa do curso de psicologia, participando do projeto, o que também é muito satisfatório para nós e dá a dimensão do engajamento da comunidade acadêmica da FISMA nas diferentes ações desenvolvidas”, conclui a professora Silvana.

Durante o evento de confraternização, foram entregues certificados aos participantes e às convidadas que conversaram com os alunos sobre trajetória profissional: a engenheira Flayane Silva e a jornalista Sabrina Kluwe. Na oportunidade, também estiveram presentes: a coordenadora do curso de Administração da FISMA, professora Veridiane Souza, o coordenador do Núcleo de Marketing da FISMA, professor Mateus Nagel e os representantes da coordenação do curso de Psicologia da FISMA, professora Caroline Prola e Gabriel Natan Ferreira.

O projeto retoma as atividades no início do próximo semestre letivo, a partir de março de 2020. Dúvidas e demais informações, podem ser esclarecidas através da página Planejando o Futuro: orientação profissional para jovens, no Facebook.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário