A professora Letícia Gomes dos Santos, docente dos cursos de Administração e Tecnologia em Gestão Comercial da FISMA defendeu no dia 30 de março sua tese de doutorado, junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
O título do trabalho foi: “Sotaque no processo decisório: análise da linguagem do interlocutor da tarefa como viés da decisão”. O problema de pesquisa, elucidado pela professora, foi: “Existe diferença na decisão de contratação e na expectativa de um decisor quanto a um interlocutor com sotaque perceptível, incorrendo assim em preconceito linguístico?”
Os resultados do estudo, de uma forma geral, de acordo com a professora Letícia, indicam que “sotaque causa surpresa e é fortemente percebido pelos decisores, mostrando-se como fator possivelmente interveniente, ou seja, um viés na decisão. Dentre as possíveis conclusões do estudo é importante citar um dos pontos teóricos mais destacados na discussão, o do preconceito linguístico e como ele se apresenta nos resultados encontrados. A expectativa, relacionada com os conhecimentos prévios do decisor, vieses ou pré-conceitos, foi a que demonstrou significativamente a diferença entre os grupos de controle e experimentais.”
A FISMA parabeniza a professora pela conquista do título de doutora em Administração.