O Núcleo de Acessibilidade da FISMA (NAFI) e o Projeto Compreender para atuar – as deficiências no contexto psicoeducacional realizaram a 1ª formação inclusiva de monitores da Rede Estadual de Ensino de Santa Maria. A atividade é fruto de uma parceria entre 8ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE) e FISMA.
Através das atividades desenvolvidas pela Instituição para efetivar a inclusão (ensino e aprendizagem) no Ensino Superior e experiências dos acadêmicos de psicologia com monitorias em escolas, a manhã de formação aconteceu de maneira coletiva, com exposições e relatos dos próprios monitores. Na oportunidade, foi evidenciado o papel do monitor como profissional que atua em apoio – e não substituição – ao professor. É ele que vai auxiliar o aluno com higiene, alimentação, locomoção e também contribuir com ações que visam a autonomia para o aluno com deficiência.
O processo de monitoria ainda é novo, baseado na Nota Técnica Nº 19/2010 que se refere aos profissionais de apoio para alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento – em escolas da rede pública de ensino. Assim, esse processo de atuação dos profissionais vem sendo construída na prática. Por isso, a importância de momentos de formação e discussão sobre a rotina enfrentada, com intuito de elaborar estratégias facilitadoras frente às demandas e que proporcionem autonomia ao aluno.
Ao final da formação, o acadêmico de Enfermagem da FISMA e estagiário do NEPES-SM (Núcleo de Educação Permanente em Saúde de Santa Maria), Gustavo Ignácio, explicou aos presentes sobre devidas atenções com saúde e primeiros socorros e emergências. Em uma dinâmica de simulação de situações – com participação dos acadêmicos e alguns monitores – foi possível compreender quais procedimentos devem ser utilizados em possíveis percalços cotidianos.
A 1ª Formação Inclusiva de Monitores de Escolas Estaduais de Santa Maria foi ministrada pela coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da FISMA e Projeto Compreender para Atuar, educadora especial e professora Jéssica de Oliveira e acadêmicos de psicologia Gabriel Natan Ferreira e Gian Paulo Girotto.