A pesquisa é um dos principais alicerces que sustentam a atuação de uma universidade. A partir dela, surgem novos conhecimentos e ideias, que podem ser convertidos em produtos, processos e tecnologias, bem como em bens culturais e práticas inovadoras. Esses avanços, por sua vez, contribuem para o progresso e o bem-estar da sociedade.
Nesse sentido, a FISMA acredita na inseparabilidade entre pesquisa científica, produção do conhecimento e atividades de ensino e extensão. Nesse sentido, as ações institucionais são direcionadas a elevar a qualidade dos processos educacionais, aprimorar a qualificação dos docentes, fortalecer a formação dos estudantes e gerar benefícios para a comunidade regional.
As atividades de pesquisa e iniciação científica estão intrinsecamente ligadas ao progresso social e intelectual do indivíduo, sendo cultivadas e incentivadas desde a criação da instituição em uma ampla diversidade de áreas do conhecimento.
Publicações acadêmicas
Anualmente, os cursos de graduação da FISMA tem pesquisas reconhecidas em publicações nacionais e internacionais de artigos em periódicos científicos e apresentações em eventos.
“Os artigos publicados são frutos dos diversos projetos que a FISMA oferece. Os alunos têm sua atenção despertada para a ciência desde os primeiros semestres dos cursos e os professores que ensinam nas salas de aula são os mesmos que atuam como orientadores nos projetos. Isso faz com que os produtos da investigação científica sejam repassados aos estudantes na forma de conhecimento novo”, relata Fabiana Monteiro, Diretora Acadêmica da Instituição.