A extensão na FISMA apresenta-se como uma das atividades afins que visa estender e difundir o conhecimento, primando pelo processo de ação-reflexão-ação. Sendo assim é impossível falar em extensão sem fazer referência ao ensino e a pesquisa por se tratar de um tripé básico no contexto acadêmico. A extensão no ensino superior é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável bem como viabiliza uma relação transformadora entre as instituições de ensino superior e a sociedade.
A extensão deve ser vista como um processo que vai até a sociedade, aos diversos segmentos sociais, a fim de estender o produto do ensino e o produto da pesquisa, gerados no âmbito acadêmico e ao, mesmo tempo, traz para a Instituição a realidade, os problemas, bem como os conhecimentos gerados nos mais variados segmentos da sociedade.
Cabe à extensão, portanto, aproximar a instituição da comunidade, identificando suas demandas, suprindo-as com o conhecimento teórico produzido ou acumulado no ambiente acadêmico. Dessa forma, a promoção de cursos, atividades e eventos de curta e média duração e a prestação de serviços propiciam o retorno imediato às demandas identificadas no meio social.
Ações de Extensão
A Extensão da FISMA engloba uma variedade de estratégias que promovem a interação entre seus estudantes, educadores e a comunidade externa. Anualmente, são realizadas diversas atividades planejadas para transformar ideias em ação, dar vida a conceitos e mobilizar grupos em torno de objetivos comuns. O mais bacana é que todas essas ações são realizadas em parceria com estudantes, professores e membros da sociedade.
Na FISMA, as ações de extensão se apresentam como:
- Iniciativas sociais
- Projetos de extensão
- Cursos e eventos de extensão
- Curricularização da extensão