Neste primeiro semestre letivo de 2024, alunos do 9º semestre do curso de Psicologia da disciplina “Ação Extensionista Tecnologia e Inclusão: interlocuções atuais”, ministrada pela professora Dr.ª Jéssica de Oliveira realizaram uma atividade prática focada na confecção de produtos de Tecnologia Assistiva (TA).

A atividade, realizada em junho, teve como objetivo principal levantar informações sobre o atendimento a pessoas com deficiência e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), com a finalidade de construir uma proposta de TA que facilite a comunicação e a acessibilidade desses indivíduos em diversos campos, especialmente nas áreas de saúde e educação.

De acordo com a prof.ª Jéssica, os resultados obtidos com essa atividade foram extremamente positivos. Os profissionais que atuam nos campos na área da saúde e educação ressaltam a importância dos recursos desenvolvidos pelos acadêmicos, que têm contribuído significativamente para melhorar a comunicação, acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência. A cada semestre, retornos positivos destacam a relevância e a eficácia dos recursos disponibilizados. Ainda, conforme Dr.ª Jéssica, “a formação dos estudantes se destaca por ser pautada nos princípios da inclusão e por proporcionar experiências práticas transformadoras. Essas atividades extensionistas não apenas enriquecem a aprendizagem dos acadêmicos, mas também trazem benefícios diretos à comunidade, promovendo uma maior inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência”.

Importante destacar que, ao término da atividade, os grupos realizaram a entrega das pranchas em diferentes instituições da região central do Rio Grande do Sul. Uma das pranchas, por exemplo, foi entregue no Hospital Municipal Dr. Pedro Calil, na cidade de Formigueiro/RS. De acordo com as alunasMariana Ciocarri Costae CamilaFogiato Machado, “A equipe de enfermagem ficou muito contente com o material recebido, reafirmando o quão útil ele será nos atendimentos. Foi extremamente gratificante presenciar a satisfação dos profissionais ao receberem uma ferramenta que certamente contribuirá para a melhoria da comunicação e qualidade do atendimento aos pacientes”. Confira os registros da entrega das pranchas em sala de aula, e também neste hospital em Formigueiro.

 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário