Acadêmicos do 6º semestre realizaram atividade no Laboratório de Práticas e cuidados em Enfermagem (LPCE) utilizando o “Simulador de Idoso”. O conjunto de equipamentos – importado do Japão, quando utilizado junto ao corpo humano, promove sensações de envelhecimento.
Através desse material, é possível simular as sensações do corpo idoso como, por exemplo: peso nas costas deixando a coluna curvada, dores nas articulações, falta de mobilidade, alteração no tato, audição e perda parcial da visão, entre outras sensações que dificultam a agilidade.
Durante atividade, os acadêmicos se revesaram no uso dos equipamentos e puderam relatar suas impressões. Enquanto isso, os demais, trabalhavam nas possíveis práticas de cuidado.
De acordo com a professora Gisela Cataldi, responsável pela disciplina Saúde do Idoso, o equipamento se torna um diferencial na aprendizagem do aluno, pois dessa forma, ele consegue ter sensações semelhantes às do corpo envelhecido. Assim, é possível dimensionar os cuidados e manuseios, compreender as queixas e também encontrar a melhor forma de tratar o paciente.