Na disciplina de Gestão de Projetos, ministrada pelo professor Mateus Nagel, os alunos foram convidados a trabalhar de acordo com o método Kanban, por meio de uma dinâmica de desenvolvimento de barcos de papel.
A turma foi dividida em duas equipes que realizaram duas rodadas de construção de barcos de papel, para simular uma linha de produção de produtos. Nesta segunda rodada, os alunos adotaram princípios do método Kanban, como focar em somente um barco em cada estação de trabalho, melhor organização do fluxo de produção, entre outras.
Assim, ao final da segunda rodada, em comparação com a primeira, foi possível perceber uma redução do tempo de ciclo (cycle time), o que permite maior agilidade das empresas em entregar novos pedidos a clientes, quando adotam práticas do método Kanban. Ainda, nesta segunda rodada, houve menos barcos em estoque, ao término do ciclo de produção, o que também evitou gargalos de produção, na linha de montagem dos barcos de papel, no caso da dinâmica realizada.
De acordo com o professor Mateus, por meio da dinâmica, foi possível compreender na prática os benefícios que o método Kanban pode trazer em uma linha de produção que busca adotar métodos ágeis de desenvolvimento de produtos, no caso adotado.
A disciplina de Gestão de Projetos faz parte da matriz curricular do curso de Administração, e tem como um de seus objetivos fazer com o estudante tenha o entendimento sobre métodos ágeis para gestão de projetos.