O Dia das Mães é uma data especial para homenagear pessoas queridas que representam a referência materna. Essa data ganha novos sentidos em tempos de distanciamento social. Em muitas famílias, a data será experimentada pela primeira vez à distância, pois, para preservar a saúde, muitas mães e filhos não poderão estar juntos em função da necessidade do distanciamento social.

A impossibilidade de estar perto das pessoas queridas em uma data tão especial pode causar sentimentos de angústia e tristeza. No entanto, é fundamental compreender que esse distanciamento, por hora momentâneo, não implica em isolamento emocional. Esse período, também pode servir para renovar e ressignificar a importância das relações e também, os papéis de cada pessoa na vida do outro.

Dessa forma, podemos preservar os laços de afeto de maneiras mais tecnológicas, como aprendemos durante esses últimos dois meses: valorizar mais o tempo de uma ligação, por exemplo; assim como beijos, abraços e demonstrações de carinho virtual; reunir a família em uma videoconferência. Neste momento, redescobrimos formas de demonstrar e cultivar os sentimentos, inclusive com nossas mães e pessoas que as representam em nossa vida.

 

 

Psicóloga Bruna Almeida
Psicóloga Janaína Strenzel

Postagens Recentes

Deixe um Comentário