No dia 31 de agosto, o curso de Psicologia promoveu duas aulas inaugurais, um para os alunos da modalidade diurno, e outra para a modalidade do curso noturno.
Pela manhã, a temática trabalhada foi “O que a Clínica me ensinou? Questionamentos éticos e técnicos para o nosso cotidiano profissional“. O professor do curso de Psicologia César Bridi, junto com a coordenadora do curso, professora Tatiane Rodrigues. Durante sua explanação, o professor Bridi destacou momentos importantes e aprendizados da sua trajetória com atuação em clínica, bem como trouxe importantes reflexões para os acadêmicos, futuros profissionais da Psicologia.
Já no turno da noite, a temática discutida foi “Educação brasileira: revisitando a história para compreender o presente“. O palestrante foi o Diretor Acadêmico da FISMA, Prof. João Rodolpho Amaral Flôres, e a mediação foi da professora Silvana Borges, responsável pela disciplina de Psicologia Escolar, a qual foi a promotora da aula inaugural. Durante sua explanação, o prof. João realizou um resgate da evolução da humanidade, trazendo como ponto central a educação nos diferentes momentos históricos. Também foi evidenciado na sua fala que a educação é essencial para o desenvolvimento de uma nação, a exemplos de países que cresceram e se desenvolveram tendo como base o investimento em educação, especialmente em ciência e tecnologia. Ao final de sua fala, houve o reforço da importância do conhecimento na vida das pessoas, uma vez que ele gera consciência e transformação social. A dica final do Professor foi para que os acadêmicos estudem muito!
Já a Prof. Silvana, ao introduzir a fala do convidado expôs que a justificativa principal para o tema da aula foi a recente aprovação (dezembro de 2019) da Lei 13.935, que dispõe sobre a inserção de psicólogos(as) e assistentes sociais nas redes públicas de educação básica. Dessa forma, como a psicologia passará a fazer parte desse contexto, é necessário dialogar sobre a educação e sua história, para que os futuros profissionais que venham a se inserir nesse campo estejam familiarizados com os processos históricos, políticos e sociais que a envolvem, podendo realizar uma prática mais condizente com a realidade escolar, especialmente a realidade da escola brasileira e seus desafios contemporâneos. E para fazer isso, é necessário compreender a historicidade dos processos educativos e escolares, o que foi proporcionado pela aula proferida pelo Prof. João. Ao encerrar a professora comentou que uma sociedade melhor certamente passa pela educação/formação. Por isso é necessário investir e valorizá-la, sendo este um compromisso de todos(as)!
A FISMA parabeniza as iniciativas do curso de Psicologia, e deseja um ótimo semestre para a comunidade acadêmica ligada ao curso.
Nota: contribuíra para esta notícia os professores César Bridi e Silvana Borges.