No dia 31 de agosto, o curso de Psicologia promoveu duas aulas inaugurais, um para os alunos da modalidade diurno, e outra para a modalidade do curso noturno.

Live realizada no curso de Psicologia diurno.

Pela manhã, a temática trabalhada foi “O que a Clínica me ensinou? Questionamentos éticos e técnicos para o nosso cotidiano profissional“. O professor do curso de Psicologia César Bridi, junto com a coordenadora do curso, professora Tatiane Rodrigues. Durante sua explanação, o professor Bridi destacou momentos importantes e aprendizados da sua trajetória com atuação em clínica, bem como trouxe importantes reflexões para os acadêmicos, futuros profissionais da Psicologia.

Live realizada no curso de Psicologia noturno.

Já no turno da noite, a temática discutida foi “Educação brasileira: revisitando a história para compreender o presente“. O palestrante foi o Diretor Acadêmico da FISMA, Prof. João Rodolpho Amaral Flôres, e a mediação foi da professora Silvana Borges, responsável pela disciplina de Psicologia Escolar, a qual foi a promotora da aula inaugural. Durante sua explanação, o prof. João realizou um resgate da evolução da humanidade, trazendo como ponto central a educação nos diferentes momentos históricos. Também foi evidenciado na sua fala que a educação é essencial para o desenvolvimento de uma nação, a exemplos de países que cresceram e se desenvolveram tendo como base o investimento em educação, especialmente em ciência e tecnologia. Ao final de sua fala, houve o reforço da importância do conhecimento na vida das pessoas, uma vez que ele gera consciência e transformação social. A dica final do Professor foi para que os acadêmicos estudem muito!

Já a Prof. Silvana, ao introduzir a fala do convidado expôs que a justificativa principal para o tema da aula foi a recente aprovação (dezembro de 2019) da Lei 13.935, que dispõe sobre a inserção de psicólogos(as) e assistentes sociais nas redes públicas de educação básica. Dessa forma, como a psicologia passará a fazer parte desse contexto, é necessário dialogar sobre a educação e sua história, para que os futuros profissionais que venham a se inserir nesse campo estejam familiarizados com os processos históricos, políticos e sociais que a envolvem, podendo realizar uma prática mais condizente com a realidade escolar, especialmente a realidade da escola brasileira e seus desafios contemporâneos. E para fazer isso, é necessário compreender a historicidade dos processos educativos e escolares, o que foi proporcionado pela aula proferida pelo Prof. João. Ao encerrar a professora comentou que uma sociedade melhor certamente passa pela educação/formação. Por isso é necessário investir e valorizá-la, sendo este um compromisso de todos(as)!

A FISMA parabeniza as iniciativas do curso de Psicologia, e deseja um ótimo semestre para a comunidade acadêmica ligada ao curso.

Nota: contribuíra para esta notícia os professores César Bridi e Silvana Borges.

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