O curso de Administração da FISMA possui uma formação diferenciada e inovadora, com atividades que priorizam a interação e os recursos tecnológicos. O foco é proporcionar aos estudantes segurança nas práticas da profissão, principalmente no que diz respeito às decisões a serem tomadas como gestores.
Dentre as atividades principais que o aluno participa – com a orientação dos professores, são elencados:
- Uso de recursos tecnológicos e de softwares/ferramentas de gestão;
- atividades que incentivam o aluno para realizar diagnóstico e após desenvolver sugestões de mudanças organizacionais, durante as disciplinas do curso e no Estágio Obrigatório Supervisionado;
- atividades de Iniciação à Pesquisa e incentivo na participação em eventos científicos;
- atividades de Extensão junto às organizações sem fins lucrativos e comunidade de Santa Maria e região;
- atividades de visitação às organizações de diversas cidades do estado do Rio Grande do Sul;
- atividades de simulação na tomada de decisão em ambientes competitivos;
- atividades de orientação para planejamento de carreira;
- atividades vinculadas à organização de eventos, como Dia do Administrador, Semana Acadêmica Integrada e Simpósio da Administração, eventos realizados anualmente pelo corpo docente e discente do curso, com intuito de promover à comunidade acadêmica interessada um momento de reflexão e discussão acerca dos principais temas voltados a gestão;
- incentivo ao aluno para atuação em órgãos de representação estudantil na Instituição e Diretório Acadêmico.
O aluno formado pela FISMA, tem a oportunidade de desenvolver competências ao longo do curso, que os torna capaz de fazer a diferença no ambiente profissional. Este perfil de aluno formado (egresso) ressalta competências de:
I – Liderança
II – Ética e responsabilidade social
III – Comunicação
IV – Domínio do processo gerencial
V – Empreendedorismo
VI – Aprendizado e inovação
VII – Qualidade e melhoria contínua
VIII – Tomada de decisões em ambientes complexos
IX – Pensamento sistêmico e estratégico
X – Geração de valor para todas as partes interessadas
XI – Foco em resultados
O Curso de Administração possui 50 disciplinas distribuídas em 8 semestres. Em quatro anos de curso, o aluno deverá concluir uma carga horária total de 3.042 horas entre disciplinas obrigatórias, disciplinas eletivas (ACE) e atividades complementares (AC).
- As disciplinas obrigatórias e eletivas do curso desenvolvem o conhecimento e habilidades necessárias para que o aluno tenha uma visão ampla das áreas de Administração relacionadas às decisões de um gestor. Dominar estes conteúdos vai auxiliar na atuação no mercado de trabalho.
- As atividades complementares, como diz o nome, devem ser um complemento ao conhecimento e experiência vivida em sala de aula. São atividades externas à sala de aula que vão gerar maior conhecimento, autonomia, experiência, contato com a realidade da Administração das organizações.
Ficou interessado(a) ou conhece alguém com este perfil? Compartilhe essas informações ou entre em contato com o curso no e-mail coord.adm@fisma.com.br