Os alunos do 1º semestre do curso de Administração, matriculados na disciplina de Modelagem de Negócios, participaram de um desafio, proposto pela prof.ª Clarice Welter, com o objetivo de criar um protótipo de produto ou serviço inovador em um curto período de tempo. Utilizando os conceitos e ferramentas aprendidos ao longo do curso, o foco da atividade estava na criatividade, inovação, colaboração e capacidade de adaptação.
O desafio foi dividido em três fases de 30 minutos cada:
1ª Fase – Ideação Rápida (30 minutos)
As equipes escolheram um tema ou problema da lista fornecida e realizaram um brainstorm rápido para gerar o máximo de ideias possível. No final dessa fase, cada equipe selecionou uma ideia para desenvolver e criou um esboço inicial do protótipo. Uma equipe escolheu o tema “Mobilidade Inteligente” e a outra, “Enchentes”.
2ª Fase – Prototipagem (30 minutos)
Nesta fase, as equipes desenvolveram um protótipo físico de suas ideias, utilizando materiais simples como Legos, massinha de modelar, canetinhas, cola, fita adesiva e post-its, suficientes para demonstrar a funcionalidade e o conceito da solução.
3ª Fase – Pitch de Vendas (30 minutos)
Cada equipe teve 5 minutos para apresentar seu protótipo ao restante da turma. O júri, composto pela professora e um aluno, avaliou os protótipos pelo grau de inovação, viabilidade técnica e financeira, qualidade do protótipo e clareza na apresentação. Ao final, a equipe vencedora recebeu certificado e medalhas.
Com essa atividade, foi possível reforçar os conceitos aprendidos na disciplina de maneira prática e dinâmica. Os alunos utilizaram técnicas de criatividade e inovação como o brainstorm e o Design Thinking. A atividade também incentivou o trabalho colaborativo, a comunicação eficaz, bem como a criatividade e a capacidade de inovar rapidamente, ensinando os alunos a se adaptarem às limitações de tempo e recursos.
Os alunos demonstraram muita criatividade ao desenvolver suas soluções. Ambas as soluções sugeridas visam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, por meio de cidades mais inteligentes e com foco, também, em preservar a cidade frente a enchentes que podem.
A atividade foi um sucesso, proporcionando aos alunos uma experiência prática e enriquecedora, alinhada aos objetivos da disciplina e às demandas do mercado de trabalho atual.