Os alunos da graduação em psicologia da FISMA, integrantes da Ação Extensionista “Tecnologia e Inclusão: interlocuções atuais”, vem produzindo pranchas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) para facilitar a comunicação para aqueles que apresentam impedimento permanente ou limitação temporária na fala. Os materiais são entregues aos Hospitais da cidade.
Nesta terça-feira (26), as docentes responsáveis pela disciplina, Silvana Borges e Jéssica Jaíne entregaram as pranchas produzidas no primeiro semestre de 2022 ao Hospital Casa de Saúde.
O trabalho apresenta relevância social na prática de facilitar a comunicação entre os profissionais de saúde e pacientes, tornando viável o acolhimento e entendimento das necessidades daqueles que estão impossibilitados de falar.
A iniciativa também busca aproximar a produção acadêmica da comunidade, além de ampliar o olhar da Psicologia, através da transdisciplinaridade entre as demais áreas, como neste caso a Psicologia e a Educação Especial , áreas de atuação das professoras responsáveis.
Em outras oportunidades, os Hospitais Astrogildo de Azevedo e Universitário também receberam as pranchas de comunicação.