Acadêmicos do 7º semestre do curso de Enfermagem, participaram da Ação Extensionista “Interação dialógica da comunidade acadêmica e escolar”. Neste semestre, foram diversas atividades realizadas em parceria com a Escola Aracy Barreto.
Uma das atividades realizadas pelos acadêmicos foi sobre a conscientização da dengue. De acordo com a professora orientadora das ações, enfermeira Priscila de Assumpção, buscou-se ilustrar de forma menos complexa, como podemos buscar a prevenção da doença, assim como, reconhecer os sinais e sintomas, além da importância de combater o mosquito transmissor da dengue. Além disso, buscou-se compreender como era a vivência do dia a dia das crianças e como elas poderiam ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti.
As atividades foram realizadas com cerca de 17 crianças com idades entre 11 a 15 anos. Os acadêmicos explicaram que a dengue é uma doença causada por um mosquito chamado Aedes aegypti e que a transmissão ocorre pela picada do mosquito fêmea. Foram mostradas fotos do mosquito e seus possíveis criadouros, tais como, água parada em pneus, garrafas vazias e vasos de plantas. Falou-se sobre a importância de manter a escola e suas casas livres de possíveis criadouros do mosquito, e também houve um incentivo para que eles passem a vistoriar suas próprias casas, buscando evitar a proliferação do mosquito.
“Ao final da atividade, percebemos que as crianças já tinham aprendido diversas informações importantes sobre a dengue e seu combate. Visto que, estavam bem participativas e respondendo perguntas a eles ofertadas. Foi uma atividade muito educativa e divertida para conscientizar as crianças sobre a importância da prevenção da dengue”, avalia a professora Priscila.