Os acadêmicos da disciplina de Hemoterapia do curso de graduação em Enfermagem da FISMA promoveram uma ação muito especial nesta semana. Trata-se de uma campanha de doação de sangue que tem como objetivo auxiliar o Hemocentro de Santa Maria a manter seus bancos abastecidos.
A campanha também visa informar a comunidade acadêmica sobre a importância de doar sangue, afinal, uma única doação pode salvar até quatro vidas. Assim como o sangue, a doação de plaquetas e medula também é muito importante.
Nos próximos dias, cartazes e folderes sobre doação de sangue, produzidos pelos alunos devem circular pela FISMA. A iniciativa tem orientação da enfermeira e professora Teresa Navarine.
Quem pode doar?
Antes de doar sangue, os voluntários passam por uma triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se estão aptos ao procedimento. Para isso, é preciso ter entre 16 e 69 anos, boas condições de saúde e pesar no mínimo 50kg. Os menores de 18 anos precisam de autorização de um responsável legal.
O interessado em doar sangue deve ir até o Hemocentro de sua cidade, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. É necessário estar bem descansado e ter feito a última refeição no mínimo 3h antes.
Neste período de pandemia, pessoas que tiveram diagnóstico positivo para o novo Coronavírus (Covid-19) podem realizar a doação após 30 dias sem apresentar sintomas.
Onde doar?
Hemocentro Regional de Santa Maria – Alameda Santiago do Chile, 35.
De segunda a sexta-feira, das 8h às 14h e um sábado por mês, das 8h às 12h.
Contato: 3221-5262/984288274
Instagram: @hemosmrs