Cursos de pós-graduação da FISMA

A FISMA oferece diversas opções de cursos de pós-graduação, na modalidade EAD. Em parceria com o Centro Universitário Celso Lisboa, oferecemos 17 opções de cursos de pós-graduação, para que você siga sua jornada de formação com excelência. Confira a seguir, a relação de cursos oferecidos:

Cursos de pós-graduação EAD da FISMA

Por que fazer um curso de pós-graduação?

Para manter-se no mercado de trabalho e acompanhar as constantes transformações da atualidade, é necessário estar sempre atualizado e buscando conhecimento sobre diversas áreas, assuntos e interesses. Um curso de pós-graduação, eleva a atuação do profissional, potencializa o conhecimento e diferencia dos demais frente ao mercado competitivo dos dias atuais.

Objetivos
  • Priorizar o apoio ao desenvolvimento de cursos de pós-graduação em áreas do conhecimento, que a FISMA pode tornar-se referência.
  • Ampliar à formação de recursos humanas e priorizar, a nas novas contratação, o ingresso de mestres e doutor, visando o fortalecer o sistema de pós-graduação na FISMA.
  • Sensibilizar a comunidade acadêmica da importância de implantação de um sólido programa de Iniciação Cientifica, instigando a interagirem junto aos órgão de fomento para concessão de bolsas .
  • Alicerçar a decisão de implantação de cursos de pós-graduação em resultados de pesquisas, que identifique as demandas e o perfil exigido pelo mercado.
Requisitos

Para ingressar nos cursos de pós-graduação da FISMA, o estudante deve ter concluído Curso Superior em área referente à especialização escolhida.

Ingresso

Para fazer sua matrícula nos cursos de pós-graduação da FISMA, entre em contato conosco pelo WhatsApp (55) 91337409

Políticas de Ensino

As Instituições de Ensino Superior (IES) do País têm plena consciência das crescentes exigências dos Organismos Federais de fomento a pesquisa e a pós-graduação, especialmente os vinculados aos Ministérios de Educação (MEC) e de Ciência e Tecnologia (MCT), quanto a necessidade de cada vez mais elevarem os seus indicadores de produtividade e qualidade do conhecimento gerado. Da mesma forma, a sociedade como um todo, mas particularmente, o seu setor produtivo vem exigindo a formação de profissionais qualificados para dar respostas criativas as rápidas transformações apresentadas pelos diversos setores econômicos e sociais. Em decorrência, o incentivo à interação entre grupos de pesquisa, na busca da gestão, otimização, racionalização e utilização compartilhada da infra-estrutura física tem se constituído em diretrizes, que fundamentam a atual política nacional de pesquisa e pós-graduação.

Diante desta nova realidade e do atual momento da Instituição, em que implanta uma nova proposta de gestão, na busca da sua sustentabilidade, torna-se urgente acelerar o seu ritmo de crescimento e de transformações, não apenas, conjunturais e estruturais, mas principalmente de concepção de objetivos claros que conduzam à construção de uma pós-graduação forte e qualificada, pois é sabido, que o crescimento homogêneo de uma instituição de ensino superior está intimamente ligado à atuação de seu corpo docente, que deve ser harmônica, ética, qualifica e comprometida em todos os níveis de atuação, ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa, extensão e de prestação de serviços. Além disso, a elaboração de uma política institucional de pós-graduação e pesquisa apenas será efetiva, se estiver plenamente sintonizada com as políticas nacionais para o setor e alicerçada em bases sólidas e coerentes, principalmente, quanto aos seguintes aspectos: organização e apoio institucional à expansão da pós-graduação e da pesquisa; plano de capacitação e de expansão do corpo docente, envolvendo a titulação do quadro existente e a contratação de profissionais qualificados para atuação na pesquisa, na extensão e no ensino de graduação e pós-graduação; formação de recursos humanos capazes de responderem positivamente aos anseios da sociedade; produção qualificada de conhecimento científico e tecnológico e sua divulgação em veículos indexados.

Para poder responder positivamente à estas expectativas, é preciso que a FISMA tenha uma política de pós-graduação com metas e ações claras, que visem o atendimento dos objetivos definidos, e que a comunidade acadêmica, se sinta comprometida com a sua execução. A Política de Pós-Graduação da FISMA, portanto, deverá ser resultado de uma reflexão coletiva sobre o cominho que a Instituição deseja trilhar, no período compreendido entre 2009 a 2013. Para isso, é oportuno destacar a preocupação da atual equipe de gestão da FISMA, quanto à linha do debate em torno da importância da pós-graduação no âmbito da Instituição, que deve considerar, como ponto 3 de partida aspectos relacionados com clientela foco, com o nível de pós-graduação que deve ser priorizado, com as demandas regionais e com os compromissos da Instituição para com a Educação Continuada dos se egressos.

Considerando estas premissas a “Política de Pós-Graduação da FISMA” deve ter como objetivo “estruturar programas de pós-graduação, com vistas a qualificar profissionais para atuarem de crítica reflexiva, na docência, na pesquisa e, na extensão e no exercício profissional, em suas áreas de conhecimento, para efetivamente contribuírem para o desenvolvimento local, regional e nacional, através da produção qualificada do conhecimento cientifico e tecnológico e da expressiva interação com o setor produtivo, no sentido de a ele transferir novas tecnologia e conhecimento científico”.

Para atender o objetivo da Política de Pós-Graduação a Instituição deve concentrar esforços no sentido de desenvolver as seguintes diretrizes: