Entre os meses de abril e maio, os alunos da disciplina de Psicologia Jurídica, ministrada pela professora Patrícia Roso, estudaram a violência contra a mulher. A atividade visou discutir questões histórico-culturais, conceitos que giram em torno do tema, formação do profissional da saúde mental para o trabalho com tais demandas, entre outros.
Estudos e organizações apontam que o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial de feminicídio, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH). O Atlas da Violência 2019 assinala que, em 2017 ocorreram o equivalente a 13 feminicídios por dia, o que implica em uma morte a cada 7 horas. O mais preocupante é que em 2019 este percentual subiu 7,3%, ou seja, um índice que deixa todas as mulheres da nação, inseguras, tristes e constrangidas (IPEA, 2019). Infelizmente as notícias não são animadoras.
Diariamente estão sendo veiculadas diversas notícias acerca das dificuldades no período de isolamento social, onde vítima e agressor estão em convívio direto, com mais intensidade, o que têm contribuído substancialmente para o crescente número de casos de violência contra a mulher.
Dessa forma, na tentativa de chamar atenção para este grave problema de segurança e saúde pública e ir além de um momento de aprendizagem, visando também uma ação de responsabilidade social, os acadêmicos da disciplina pesquisaram músicas que se relacionam com a temática e, na seleção abaixo, você encontrará composições clássicas e modernas, versadas tanto de forma positiva, como negativa. Conforme discutido em aula, nesta série de músicas é possível perceber a presença questões acerca da violência, do machismo, da conscientização, do empoderamento, entre outros. Você vai se surpreender ao perceber o teor de músicas que você canta sem dar-se conta das mensagens que elas transmitem.
Confira a relação de algumas músicas compartilhadas na discussão:
Samya Maria Macedo de Abreu – Cordel de Tião Simpatia “A Lei Maria da Penha”
Francisco, el hombre – Triste, Louca ou Má
Chico Buarque – “Geni e o Zepelim
Naiara Azevedo – Coração Pede Socorro
Show Sandy e Junior – Maria Chiquinha