A professora Jéssica de Oliveira representou a FISMA nesta quarta-feira (24) no I Seminário de Educação Inclusiva da cidade de São Sepé, município localizado a cerca de 60 km de Santa Maria. Com temática sobre Empoderamento familiar e Transtorno do Espectro Autista (TEA), a palestra abordou a responsabilidade dos profissionais em auxiliar os pais durante e após o processo de diagnóstico.
De acordo com a professora, a intenção de trabalhar o empoderamento familiar busca evidenciar a importância da família no processo interventivo – o qual tem cada vez mais trabalhado com abordagem centrada na família. Ela ressalta a importância de empoderar as famílias, pois assim educadores contribuem com a qualidade de vida desses núcleos, para que o resultado positivo no desenvolvimento das crianças com TEA seja efetivamente positivo.
Na oportunidade, a professora Jéssica também pode reforçar o posicionamento da FISMA enquanto Instituição de Ensino que trabalha em prol da inclusão e fomenta essa cultura tanto de maneira interna quanto externa.
“Agradeço o convite e parabenizo as Educadoras Especiais do município que tiveram essa iniciativa e a secretaria da educação que está sempre investindo em capacitação aos profissionais da rede. Agradeço também a FISMA, por reconhecer a importância de levar o nosso trabalho para Santa Maria e região, visando contribuir com o processo inclusivo”, ressalta a professora Jéssica.
O evento ocorreu entre os dias 23 e 24 de julho na Associação dos Funcionários da Cotrisel e também abordou possibilidades e desafios da inclusão no contexto escolar.