Na quinta-feira (13), os acadêmicos de Enfermagem da FISMA passam nas turmas para falar sobre o Dia Mundial de Conscientização sobre Violência contra pessoa idosa. A data é celebrada em 15 de junho e foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU).
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é considerada violência quando existe ação ou omissão cometida, prejudicando a integridade física e emocional da pessoa idosa. Nos cursos da FISMA, o assunto é abordado na disciplina Enfermagem na saúde do idoso, ministrada pela professora Gisela Cataldi.
Conforme a professora, a disciplina, tem entre os seus objetivos despertar no aluno a sensibilização e capacitação acerca de temas relevantes acerca da vivência da velhice com dignidade humana. A professora destaca ainda que a violência contra a pessoa idosa é uma epidemia mundial silenciosa, visto que existe subnotificação dos dados.
“Acreditamos que essa ação irá possibilitar o compartilhamento de informações sobre dados estatísticos e tipos de violência, contribuindo para a sensibilização individual e coletiva”, pontua a professora Gisela – orientadora da atividade de conscientização nas turmas da FISMA.