No dia 13 de março, ocorreram diferentes atividades de recepção dos alunos do curso de Psicologia da FISMA. Nesta data, tanto os acadêmicos recém-chegados, quanto os aqueles matriculados nos demais semestres, participaram de atividades de boas-vindas, promovidas pelo curso de Psicologia e pelo Diretório Acadêmico da Psicologia (DAP).
Nos intervalos das aulas, pelo turno da manhã, os alunos foram recebidos pelo diretor geral da FISMA, professor Dr. Ailo Saccol, pelo vice-diretor, professor Marcos Hübner, pela coordenadora do curso, professora Tatiane Rodrigues e demais colegas do quadro docente. Neste momento inicial, além de formalizar as boas-vindas ao semestre que se inicia, a direção e coordenação do curso convidaram os acadêmicos a refletirem sobre a temática da violência contra a mulher e, em especial, sobre o feminicídio. A professora Tatiane convidou todos os alunos a refletirem sobre este tema, acompanhando os materiais informativos que foram dispostos nos murais do curso. Já o professor Marcos, destacou a importância de “o curso de psicologia apropriar-se desta questão, a fim de que este tema se torne pauta de discussão dentro da sala de aula, de forma permanente”.
Ainda, foi desenvolvido pelo curso, um arco com 147 balões em cores preta e branca, os quais representavam os casos de femincídio registrados (até a data de encomenda dos balões) na delegacia de atendimento à mulher de Santa Maria (DEAM-SM), onde o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Psicologia Jurídica (NEPE-PJ) também desenvolve atividades de estágio específico para os alunos do curso de Psicologia. Todavia, infelizmente, os casos registrados até o momento já somam 207.
Na sequência das atividades, em ambos os turnos, os calouros foram acolhidos pelos docentes do curso, representante do DAP e colaboradores da Unidade I da FISMA para conhecer melhor a estrutura e espaços de aprendizagem do curso Psicologia da FISMA, como a biblioteca, Clínica Escola, Sala dos espelhos, Labin. Ao término das visitas, os alunos ainda participaram de dinâmicas integrativas com a professora Jéssica de Oliveira e Michele Rocha, as quais propuseram momentos de reflexão sobre a trajetória dos estudantes no curso, bem como incentivo aos alunos a buscar conhecimentos de língua inglesa.
Destaca-se, por fim, que ainda como foram de aproximar o curso dos estudantes de todos os semestres, foram desenvolvidos diversos pontos de contato com os acadêmicos, por meio de QR codes. Ao fazer a verificação do QR code, os acadêmicos, com uso dos seus smartphones, eram direcionados para páginas diversas que traziam curiosidades do curso, das pessoas que fazem parte do mesmo.
Confira mais fotos das atividades aqui.