Alunos da disciplina de Enfermagem na Saúde do Idoso, ministrada pela professora Francine Casarin, no 6º semestre do curso de enfermagem, realizaram uma atividade com o simulador de idosos.
De acordo com a professora, o uso do simulador permite ao aluno encarar o processo de envelhecimento com todas as modificações fisiológicas normais ao envelhecimento e as limitações causadas por alguma comorbidade. Ou seja, o simulador permite ao aluno experienciar a dificuldade no caminhar, no sentar, na visão, tato, entre outros sentidos. A docente destaca que o processo de envelhecimento é mutável para cada pessoa, a partir dos hábitos de vida na fase adulta.
Ainda, conforme destaca Francine, a simulação vivida pelo aluno, permite uma compreensão mais profunda das necessidades da pessoa idosa em diferentes contextos e fases da vida. Por fim, a prof.ª Francine comenta que para a maioria dos acadêmicos, que possuem a faixa etária entre 20 – 37 anos e nenhuma limitação física neste momento, a utilização do simulador avançado para a velhice causou perda do domínio dos movimentos e possibilitou a reflexão sobre a realidade de uma pessoa com mais de 80 anos de idade, que além dos aspectos naturais ao envelhecimento pode ainda ser acometida de dores nas articulações e outras doenças.