A FISMA, por meio do Centro Clínico Compreender para Atuar, inaugura na próxima segunda-feira (dia 15/04) a exposição “Compreendendo o TEA”, em parceria com o shopping Praça Nova e a Asaphoto. O objetivo da exposição é ampliar a conscientização sobre o transtorno do espectro autista (TEA), durante o chamado Abril Azul, mês no qual é celebrado (no dia 02), o Dia Mundial da Conscientização. Ressalta-se que o Compreender para Atuar é referência no atendimento a pessoas com TEA em Santa Maria e região e há cerca de 5 anos, busca continuamente reforçar suas ações para  além dosettingterapêutico, ampliando a conscientização e levando conhecimento de qualidade sobre o transtorno.

A exposição, desenvolvida sob responsabilidade técnica da Educadora Especial e Professora da FISMA, Dr.ª Jéssica de Oliveira, traz quadros que destacam aspectos relevantes a serem considerados quando se pensa em pessoas com Transtorno Espectro Autista, com embasamento científico e afeto. Dentre os temas: o que se entende por autismo, direitos, importância da rede de apoio e família e aspectos sensoriais.

A exposição ocorre até o final do mês de abril, no shopping Praça Nova. O espaço também contará com uma mostra artística e a programação em maiores detalhes segue abaixo. No dia 15 de abril às 15h, será a inauguração da mostra “Quanto sentir cabe em um corpo?” de Ana Laura Ruchiga e Lia Matias. Aninha é educadora musical, autista e estudante curiosa de psicologia na FISMA. Lia é publicitária, estudante de psicologia na FISMA e artista cotidiana com apreço pela fotografia de processos. 

No dia 22 de abril, no turno da tarde, ambas as artistas estarão no local da exposição para uma interação  com o público permeada por cliques de câmera e pinceladas de tinta a óleo. Por fim, no dia 27 de abril, a partir das 15h, haverá uma “Mateada de Conscientização” no local, com a presença de profissionais que atuam no Centro Compreender para Atuar, para bater um papo com a comunidade e tirar dúvidas sobre o TEA. 

Destaca-se que a participação em todos os eventos que compõem a exposição é gratuita e aberta ao público.

 

Recommended Posts

Leave a Comment