Professores e alunos do curso de Enfermagem da FISMA realizaram visita técnica no Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), no Hospital de Caridade de Ijuí RS, na última quarta-feira (27).

De acordo com o Ministério da Saúde, o intuito desses Centros é oferecer assistência integral, geral e especializada, ao paciente com câncer. Eles atuam no diagnóstico e tratamento do paciente, independentemente de ser um estabelecimento de saúde pública ou privada. De acordo com a prof. Dr.ª Cleci Piovesan, enfermeira e docente responsável pela visita técnica, “Quando falamos de Centros de Referência de Alta Complexidade em Oncologia, nos referimos àqueles CACONS designados para exercer o papel auxiliar, de caráter técnico, ao gestor do SUS no que se refere às políticas de atenção oncológica”.

O Centro de Alta Complexidade em Oncologia – CACON do Hospital de Caridade de Ijuí foi inaugurado no dia 10 de dezembro de 2002. Atualmente, o Centro conta com uma infraestrutura, tecnologia e equipe profissional multidisciplinar, sendo destaque por prestar um atendimento de qualidade e humanizado para cerca de 120 municípios da região referenciados pela 17ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Entre os principais serviços do CACON estão: Radioterapia, Quimioterapia, Braquiterapia, Cirurgias Oncológicas, Orientações Clínicas com médicos especializados, Enfermeiros, Farmacêuticos, Assistência Social, Terapia Nutricional, Fisioterapia e Psicologia. Ainda de acordo com a prof.ª Cleci, “O CACON é um Centro de Alta Complexidade em Oncologia que é capaz de atender o paciente portador de câncer para os mais diversos tratamentos, incluindo cirurgia, quimioterapia, radioterapia externa e braquiterapia”.

Pelo turno da manhã, o grupo de alunos e professores que participou da visita técnica foi recebido pela Rosani Staudt, administradora do CACON. Em sua explanação, Rosani destacou os diferentes papeis profissionais que o Centro apresenta, a saber composto por enfermeiros, médicos, psicóloga, assistente social, farmacêutica, nutricionista, técnicos de enfermagem e de radioterapia. Já na parte da tarde, o grupo foi recebido pela diretora da pesquisa clínica do CACON.

Na sequência da visita, o grupo conheceu toda a estrutura do serviço, bem como o funcionamento de tecnologias duras, como aparelhos utilizados para Braquiterapia, Radioterapia, confecção de moldes e de insumos utilizados para tratamentos.

De acordo com Cleci, A visita foi um importante aliada no processo formativo, uma vez que, possibilitou aos estudantes, conhecer uma nova realidade, interagir com uma equipe multiprofissional de um Centro de referência e poder aliar a teoria com a prática, em processos clínicos, gestão de equipe, de serviços, bem como, compreender a rede de atenção em saúde, cuidado continuada, conforme políticas e pressupostos do Sistema único de Saúde.

Confira a seguir alguns registros realizados durante a visita, bem como depoimentos dos alunos que participaram desta atividade.

 

Durante a visita ao Hospital de Clínica / CACON de Ijuí, uma instituição exemplar em cuidados oncológicos, fui profundamente impactado pela humanização e eficiência do atendimento. Este hospital serviu como um modelo inspirador para mim. Como acadêmico, saí da visita repleto de gratidão e inspiração. Testemunhar o verdadeiro significado do cuidado de saúde foi uma experiência transformadora. Cada paciente, cada sorriso, e cada gesto de compaixão reforçou meu compromisso com a enfermagem e com o bem-estar daqueles que servimos. Ressaltando a importância de experiências similares em outras instituições de saúde. Através de visitas técnicas em diferentes locais, podemos ampliar nosso entendimento sobre práticas de excelência, capacitando-nos para oferecer cuidados ainda mais completos e compassivos aos pacientes.

Acadêmico Marlon Castro

 Nos foram apresentados os setores onde são realizadas as consultas especializadas em Oncologia, Quimioterapia e Radioterapia com intuito de proporcionar um ambiente de aprendizado que proporcione e estimule a aplicação de conhecimentos teóricos em um ambiente de saúde real. Durante a visita técnica recebemos orientações e as informações sobre as áreas que seriam visitadas e as demandas do Hospital, com isso nos foi possível a observação da prática clínica, a familiarização com os equipamentos e tecnologias, aprendizado de Protocolos e Procedimentos e a Interação com os profissionais de saúde. Através dessa experiência foi possível conhecer a qualidade do atendimento prestado ao paciente, as tecnologias disponíveis ao tratamento e cura do mesmo e ter conhecimento sobre o Hospital também ser um Hospital/Escola, pois relaciona o ensino a pesquisa e a extensão universitária. Por intermédio da experiência, torna-se possível identificar a importância do Enfermeiro na excelência da consulta de enfermagem para que seja realizada uma abordagem holística e eficaz para o processo de agilidade no tratamento e cura do paciente.

Acadêmica Darissa Prado

 No último dia 27, realizei a visita ao Hospital de Clínicas de Ijuí junto com as professoras Cleci, Denise e Elenir, e colegas do curso de Enfermagem. Na ocasião fomos muito bem recebidos pela equipe, que nos apresentou informações dos atendimentos realizados e demonstrou as instalações. A visita possibilitou conhecer uma outra realidade distinta sobre um hospital que funciona com eficiência e qualidade, justificado pela competência da gestão e pela dedicação dos profissionais. Foi ressaltado em diversos momentos, a importância da equipe multidisciplinar. Convido os demais colegas a irem a Ijui em uma outra oportunidade, conhecer de perto o trabalho realizado no HCI. Parabenizo a equipe docente por proporcionar esse momento de tanto aprendizado. Após essa experiência satisfatória e enriquecedora, sugiro que ocorram outras visitas desse modo.

 Acadêmico Julian do Canto

 Durante visita técnica ao Cacon, pude ter a oportunidade de conhecer e entender desde a parte burocrática de uma quimioterapia, radioterapia e braquiterapia, até a parte do funcionamento das máquinas, algo que até então não tinha muito conhecimento. O ambiente é tranquilo e acolhedor, e percebe-se também o quanto a equipe multidisciplinar é humanizada com seus pacientes. É notável a importância que cada um dos profissionais tem durante a realização do tratamento e a importância que cada paciente tem para a equipe. Chama a atenção também a agilidade e eficiência na parte burocrática por parte do hospital, referente aos atendimentos e início do tratamento. O Cacon é referência no nosso estado, abrange 120 municípios sendo que 95% dos atendimentos realizados são via SUS. Gratidão às professoras envolvidas, que tornaram essa experiência incrível!

 Acadêmica Marina Domingues Siqueira

 Tive o privilégio de visitar o CACON, na cidade de Ijuí, onde tive a oportunidade de aprender sobre os diferentes tratamentos oncológicos oferecidos, incluindo quimioterapia, radioterapia e braquiterapia. Ao chegar ao CACON, fui calorosamente recebido pela equipe multidisciplinar e conduzido a uma sala de apresentação, onde foram explicados os princípios básicos de cada tratamento. A explicação detalhada sobre quimioterapia, radioterapia e braquiterapia foi esclarecedora e enriquecedora, fornecendo uma compreensão mais profunda dos processos envolvidos em cada um desses tratamentos. Após a apresentação teórica, fui levado para uma visita à unidade de tratamento, onde pude ver de perto as máquinas e equipamentos utilizados para administrar os tratamentos. A tecnologia avançada e o ambiente cuidadosamente projetado do CACON foram impressionantes e demonstraram um compromisso notável com o conforto e o bem-estar dos pacientes. A visita às instalações do CACON foi uma experiência verdadeiramente incrível. Poder testemunhar em primeira mão o cuidado e a dedicação da equipe médica, bem como a avançada tecnologia utilizada no tratamento do câncer, deixou uma marca. Fiquei inspirado pela esperança e pela determinação dos pacientes que encontrei durante a visita, e saí do CACON com uma profunda admiração pela coragem e resiliência daqueles que enfrentam a jornada do câncer. Em resumo, minha visita ao CACON na cidade de Ijuí foi uma experiência que me proporcionou uma compreensão mais ampla e uma apreciação mais profunda dos desafios e das possibilidades associadas ao tratamento do câncer. Estou imensamente grato pela oportunidade de ter participado dessa experiência e por ter sido recebido com tanto cuidado e hospitalidade pela equipe do CACON.

Acadêmico Tiago Seliprin

 Realizamos uma visita técnica ao Hospital de Clínicas Ijuí que possui o CACON do interior do Rio Grande do Sul, sendo referência para a população do Estado e mantém uma oncologia adulta que atende cerca de 95% via SUS. Nessa visita, tive a oportunidade de conhecer como funciona o tratamento com quimioterapia, radioterapia e braquiterapia. Além disso, aprendi como funciona esses equipamentos utilizados no processo e a importância de estar sempre pensando no futuro, ou seja, estar a par das novas tecnologias pois assim o atendimento e o procedimento acabam sendo mais rápido, mais pratico e menos tóxico ao paciente. Outro ponto de extrema importância, o Hospital possui uma assistência qualificada e humanizada feita através de equipes multiprofissionais compostas por médicos especialistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e equipes administrativas de apoio. Esse formato de assistência gera um resultado de excelência, tanto para o Hospital quanto ao paciente, pois todos esses profissionais tralhando juntos demonstram que o paciente possui uma linha de cuidado, ou seja, definem as ações e os serviços que devem ser desenvolvidos nos diferentes pontos de atenção de uma rede (nível primário, secundário e terciário) e nos sistemas de apoio. A visita ao Hospital foi de encher os olhos e com certeza um lugar muito bom para conhecer e trabalhar, pois os profissionais são unidos e sempre dispostos a novas possibilidades e novas tecnologias, sempre buscando inovar e com o foco total no melhor tratamento para o paciente. Só tenho a agradecer as professoras enfermeiras que organizaram esta viagem Cleci Piovesan e Elenir Anversa Meu muito obrigada.

Acadêmica Scheila Teixeira Bairros

Desde a recepção dos funcionários até os espaços cuidadosamente planejados para proporcionar conforto e apoio emocional aos pacientes e familiares, a humanização era evidente em cada detalhe. Ficamos admirados com o compromisso em proporcionar não apenas tratamento médico, mas também cuidado holístico, que reconhece a importância do bem-estar emocional e psicológico durante o processo de tratamento do câncer.  Durante a visita podemos entender como funciona as consultas, as cirurgias e os tratamentos que são fornecidos. Fiquei impressionada com a ampla gama de tratamentos avançados disponíveis para os pacientes, incluindo radioterapia, quimioterapia e braquiterapia. Cada uma dessas modalidades terapêuticas desempenha um papel crucial no combate ao câncer. E os profissionais estão empenhados em fornecer esse tratamento no menor espaço de tempo possível, priorizando sempre o conforto, a segurança e o bem-estar de cada indivíduo que busca tratamento. Acredito que tenha sido para todos uma experiência incrível, de grande aprendizado e de exemplo para todos nós, futuros enfermeiros. Saio do Caco com o coração cheio de gratidão pela experiência maravilhosa e pela oportunidade de conhecer profissionais de verdade, que trabalham com amor, dedicação e respeito a vida de cada um que está ali. Que o CACON continue sendo um farol de esperança e cura para todos os que buscam conforto e tratamento em sua jornada pela vida.

 AcadêmicaVictória dos Santos Guedes

Foi um dia cheio de aprendizados, ter esse contato direto enriquece nossa formação acadêmica, agradeço as professoras e todos os organizadores da viagem, que aconteça mais vezes e que vários outros acadêmicos tenham a oportunidade de conhecer esse serviço exemplar que é desenvolvimento por toda a equipe multidisciplinar da Radioterapia do HCI.

Acadêmica Joyce Maireles

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário