Avaliação positiva reforça nota máxima do MEC emitida ao curso
A vontade de dar continuidade aos estudos e de aprimorar ainda mais o conhecimento além da graduação impulsionou a trajetória de duas acadêmicas e três egressas do curso de Psicologia da FISMA. Todas figuram nas primeiras colocações do resultado do mestrado da UFSM.
Para a coordenadora do curso, Tatiane Rodrigues, essa relação de aprovadas confirma a qualificação da graduação, que recebeu nota máxima do Ministério da Educação neste ano. “Trata-se de um diploma que traz reconhecimento para a profissão, abrindo outras portas de trabalho. Esse investimento em pesquisa dentro do curso é resultado do incentivo dos professores. Já a partir do 5º semestre, mostramos aos alunos as possiblidades de publicações e participações em eventos. Temos, em média, 400 trabalhos publicados por ano”, contabiliza a professora.
A acadêmica Rayssa Reck Brum, uma das selecionadas para o mestrado, conta que sempre teve interesse na pesquisa, recebendo apoio dos professores. “Todo o conhecimento construído ao longo do curso é algo que levarei da FISMA para o mestrado, tanto teórico como prático. Levo muito orgulho de ter feito parte desta instituição e ver o quanto ela cresceu e se desenvolveu ao longo dos anos”, explica Rayssa, que irá se formar em janeiro de 2019.
Também foram aprovadas Isadora Esteve Torres, que também cola grau em janeiro, e as egressas Leila Mara Piasentin Claro, Natielle Lopes Borges e Laís Ismael Freitas.
É muito bom saber que nossa instituição está crescendo dessa forma tão linda. Com a qualificação dos seus alunos! Gostaria de sugerir que no curso de enfermagem os alunos ganhassem o mesmo incentivo para publicações de trabalhos e estudos científicos. Pois infelizmente não há efetivamente um apoio e orientação de todo o corpo docente para que isso ocorra. Existem muitas possibilidades, desde cedo, com os campos de aulas práticas, inúmeros estudos de caso, revisões e pesquisas poderiam ser elaboradas dando maior visibilidade ao aluno da enfermagem da FISMA bem como melhorar seu currículo profissional e conceituar a faculdade por investir em alunos pesquisadores. Gosta muito que fosse discutida essa sugestão para se possível inovar no curso de enfermagem a partir de 2019. Um ótimo ano a todos!!
Olá Denise, obrigado pela sua mensagem. Feedbacks e oportunidades de melhoria são sempre bem-vindas. Iremos repassar a sugestão a coordenação do curso, para que sejam discutidas e pensadas ações neste sentido. Um ótimo 2019 a você também!
Att.,
Mateus Nagel